Os moradores do bairro George Dimitrov, arredores da cidade de Maputo, estão de costas voltadas para a empresa Electricidade de Moçambique (EDM), devido aos cortes sistemáticos de energia, provocando perda de vários electrodomésticos, com destaque para televisores, congeladores e rádios.
Curiosamente, tais cortes ocorrem regularmente no período da noite, a partir das 19 horas, altura em que os residentes preparam-se para acompanhar os acontecimentos do mundo, através da rádio e televisão.
Segundo alguns moradores, tudo começa com as quedas do disjuntor do PT 199R local, facto que vem acontecendo há sensivelmente dois anos.
Quilda Novela, moradora do quarteirão 56, disse que quando o disjuntor cai os moradores têm o cuidado de levantá-lo, para ver se a situação melhora. “Sempre tem havido cortes de energia, das 19 às 21 horas. Como já é sistemático, quando assim acontece, alguns jovens arriscam as suas vidas, levantando o disjuntor, com vista à reposição da corrente. Esta tem sido a vida dos moradores”, afirmou.
Marta Matine, moradora do mesmo bairro, reconhece ser perigoso e preocupante mandar alguém que não seja da EDM para tratar de energia, mas afirma não haver outra solução, pois a EDM não tem assumido as suas responsabilidades.
Outro morador que preferiu em anonimato, disse à nossa Reportagem que os cortes têm causado danos aos electrodomésticos e impedem os moradores de acompanhar notícias importantes do país e do mundo, pela rádio e televisão. O restabelecimento acontece depois dos noticiários da rádio e das televisões.
“De facto, esta situação é muito constrangedora, pois é um assunto já apresentado várias vezes à estrutura do bairro o ano passado, com promessa de levar o assunto aos profissionais da EDM, mas até agora a situação continua”, disse.
Tentativas de ouvir o posicionamento da EDM, com instalações no bairro, resultaram num fracasso, pois ninguém quis prestar declarações, alegando falta de autorização da respectiva direcção. Enquanto isso, os populares clamam por uma solução urgente do caso, pois há muito tempo que vêm perdendo electrodomésticos e ninguém se responsabiliza pelos danos causados pelas interrupções que ocorrem todos os dias.