Mais um grupo de sequestradores caiu nas malhas da Polícia da República de Moçambique. Em resposta às constantes ondas de sequestros nas cidades de Maputo, Matola, Beira, Nampula entre outros pontos do país, onde o alvo preferencial são cidadãos de origens asiática e portuguesa, a PRM, acaba de neutralizar uma quadrilha de sequestradores na cidade de Maputo.
Segundo Pedro Cossa, Porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique que falava à margem do habitual briefing da PRM, a nível da cidade de Maputo, os meliantes que caíram nas malhas da PRM, se faziam transportar em viaturas já modificadas para o efeito. “Aqui está parte do grupo de sequestradores e uma das viaturas em que se faziam transportar já levava um refém, que para sua segurança preferimos não apresentar, mas o mesmo já está no seio de sua família e a gozar de boa saúde”.
Cossa disse ainda que a corporação ainda está a incitar diligências com vista a captura do resto da quadrilha e o encaminhamento destes à barra da justiça, como o prometido de modo a colmatar a onda de sequestros.
Em jeito de apelo, Pedro Cossa disse que é necessário que haja muita vigilância por parte de cada cidadão, denunciando as pessoas que alugam residências para servirem de cativeiro e aos proprietários de residências, é necessário ter-se muito cuidado com os inquilinos de proveniência duvidosa.
Referir que só neste ano, já foram sequestradas mais de quatro pessoas, tendo sido a última, uma cidadã de origem portuguesa, proprietária de um dos estabelecimentos de venda de moldes para espelhos, quadros e objectos de enfeites.