Economia Gove recebe prémio de melhor Governador dos Bancos Centrais de África

Gove recebe prémio de melhor Governador dos Bancos Centrais de África

O Governador do Banco de Moçambique (BM), Ernesto Gove, recebeu formalmente nesta segunda-feira, da Revista The Banker, baseada em Londres e pertencente ao Financial Times, o prémio de Melhor Governador dos Bancos Centrais de África-2015.

Gove foi distinguido recentemente, por aquele órgão inglês, pelo sucesso alcançado na redução e controle da inflação, crescimento e consolidação das reservas externas do país.

Falando na ocasião, o Governador disse que a África em geral e Moçambique em particular precisam de desenvolver políticas económicas que conduzam à uma plena utilização de recursos de que dispõem, dos quais pontifica aquele que é o verdadeiro catalisador do crescimento e desenvolvimento.

“Tudo temos feito para que o conhecimento seja considerado o bem mais valioso na nossa organização, proporcionando a formação dos nossos quadros nos locais de trabalho, em universidades no país e no estrangeiro, bem assim promovendo cursos e estágios em instituições parceiras de cooperação”, explicou.

Gove disse ainda que a distinção a ele atribuída pela “The Banker” é produto desse grande esforço de formação.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

“Com este reconhecimento da “The Banker”, sentimo-nos galvanizados e com acrescidas responsabilidades para prosseguirmos com o nosso papel de servir a nossa sociedade e contribuir para o estabelecimento e manutenção duma ordem económica e financeira internacional cada vez mais comprometida com a repartição inclusiva dos ganhos trazidos pelo desenvolvimento económico mundial no contexto da globalização”, concluiu.