O Ministério da Saúde por via do seu gabinete de comunicação, garantiu nesta segunda feira (12), através de um comunicado de imprensa chegado a nossa redacção central, que o vírus de ébola está controlado e ainda não entrou para o país.
O comunicado avança que é preciso prevenir e que as autoridades devem continuar em prontidão de alerta. Todas as equipas de controlo e rastreio, sobretudo nas áreas fronteiriças e aeroportos mantém suas equipas de controlo nestes pontos de entrada e saída de pessoas para dentro e fora do país.
No comunicado consta igualmente que as únicas formas de contágio pelo vírus da Ébola, são o contacto directo com sangue, secreções, órgãos, ou outros fluidos corporais de pessoas infectadas pela doença, cadáveres, e consumo de carne de caça contaminada. No inicio os sintomas são parecidos com os da gripe ou malária. Em caso de suspeita de Ébola, o Ministério da Saúde aconselha que a pessoa deve dirigir se imediatamente a Unidade Sanitária mais próxima.
Outra forma de controlo ou rastreamento do vírus de ébola que o Ministério da Saúde adoptou é uma linha verde, onde o cidadão pode tirar suas dúvidas ou denunciar casos de doenças, a linha é gratuita e funciona 24 horas.
Referir que o vírus de ébola já dizimou muitas vidas, em particular em quatro países da região dos grandes lagos, nomeadamente Libéria, Congo, Nigéria e Serra Leoa.