Destaque Manica e Niassa registam baixa participação no processo de matrícula

Manica e Niassa registam baixa participação no processo de matrícula

As províncias de Manica e Niassa, registam baixa participação no processo de matrícula de novos ingressos, que iniciou no passado 01 de Outubro em todo o país, sendo que até ao momento o Ministério da Educação (MINED) já matriculou cerca de 2.400 alunos, correspondente a 17 por cento, em todo o território nacional.

Depois de um mês do arranque do processo de matrículas do primeiro ingresso, ou seja, primeira classe, o MINED, diz que ao nível de todas as províncias do país, Niassa e Manica registaram pouca participação, ambas com 7,3 e 8,1 por cento, respectivamente, sendo um saldo negativo para as metas que o sector pretende alcançar.

Do outro lado, as províncias de Maputo Cidade tem uma participação de 69 por cento, Maputo província em 27,5 por cento, Cabo Delgado (26,8 por cento) e Zambézia com 24,9 por cento, o que corresponde aos círculos com maior afluência.

“Queremos reiterar mais uma vez, o apelo que fizemos no inicio deste processo, aos pais e encarregados de Educação que têm crianças em idade escolar para se dirigirem as escolas a fim de efectuarem a matrícula”, exortou o Porta-voz do pelouro, Eurico Banze, acrescentando que, o MINED, criou mecanismos de facilitação como o caso de pagamento das mesmas, que são gratuitas, a aceitação das crianças ainda não registadas.

Recomendado para si:  Cabo Delgado à beira de novo recorde de violência, alertam as Nações Unidas

Banze, acredita que com estes princípios, estão asseguradas todas as condições para que todos participem neste processo e garantir o acesso a escola as crianças. “Apelo especial para os Líderes Comunitários, Confissões religiosas, e a comunidade em geral para se juntarem a este esforço pelo exercício do direito à educação das nossas crianças”, apelou o titular.

Refira-se que, o processo das matrículas para 6ª, 8ª e 11ª classe, arranca no dia 15 do próximo mês. E para as matrículas já em curso, que abrangem aos novos ingressos em todo o país, o MINED tem como meta, matricular mais de um milhão e trezentos alunos, sendo que até a publicação deste artigo, apenas 17,8 por cento, destas vagas foram foram ocupadas.