A primeira empresa moçambicana dedicada ao comércio online, Xava, quer estender o seu empreendimento para o mercado internacional, e ao mesmo tempo alargar o seu número de clientes ao nível do território moçambicano.
Trata-se de uma empresa jovem, com apenas quatro anos no mercado, mas está cada vez mais visível nos olhos dos moçambicanos, assumindo o papel do maior portal de vendas a partir da Internet, em todo o país.
Entretanto, Xava, que assume o protagonismo da primeira e a maior empresa online no país, quer passar o seu negocio, além fronteiras, concretamente para o mercado africano, europeu, asiático e norte-americano.
De acordo com o Director Geral do Xava, Eude Tsamba, “a empresa está a crescer e já assumimos o protagonismo de maior loja online ao nível de nacional”.
A Xava tem mais de 100 marcas de produtos, para oferecer aos clientes. Neste momento, conta com mais de 11 mil clientes, a nível nacional e internacional, com base nas venda a partir da Internet. Mas os maiores clientes encontram-se na capital moçambicana, Maputo e em Pemba, norte do país.
“Nós, para além de atendermos a nossa clientela em 24 horas, o cliente têm a possibilidade de comprar os nossos produtos e fazemos a entrega ao domicílio”, concluiu Tsamba, recomendando aos agentes económicos internacionais, a investirem em moçambique, na área de informática, visto que, este sector, ainda encontra-se em franco crescimento, com apenas cerca de 2 milhões de usuários de Internet.
Refira-se que, Moçambique, é um país, com mais de 25 milhões de habitantes, e destes estes, apenas 20 por cento, tem acesso à Internet, e a maior parte usa como fonte de acesso, o telemóvel.