Destaque “Os editais viciados pela chefe do STAE Beira, não comprometerão os resultados”

“Os editais viciados pela chefe do STAE Beira, não comprometerão os resultados”

“A viciação dos editais encontrados com a chefe das operações do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na Beira, Sónia Zimba, província de Sofala, não influenciarão os resultados eleitorais divulgados, porém, que depois de detectado, o edital viciado foi rejeitado”, referiu o Presidente da Comissão distrital de Eleições da Beira, Domingos Coimbra.

Domingos Coimbra, citado pelo Diário, confirmou a detenção ocorrida nesta terça feira, da chefe das operações do STAE, Sónia Zimba, acusada de viciação de editais nas eleições de 15 de Outubro, e garante que a fraude não afectará os resultados já anunciados, e diz tratar-se de mais uma constatação, pois outras foram sendo registadas ao longo do processo eleitoral em torno do pleito.

Segundo Coimbra, neste momento, o o órgão que dirige, não esta em condições de detalhar os contornos do assunto porque as autoridades competentes estão na fase de averiguação. A viciação dos editais não influenciará os resultados eleitorais, Terça – feira divulgados, porém, que depois de detectado, o edital viciado foi rejeitado.

Recomendado para si:  Idoso de 60 anos detido em Maputo por falsificação de moeda estrangeira

Entretanto, a irregularidade foi descoberta, nesta Segunda-feira, durante o processo de apuramento. Mas o que não se sabe publicamente, até ao momento, é a quem favoreceria o edital que seria introduzido, ilegalmente.

Questionado pela imprensa, Domingos Coimbra, sobre quantos editais teriam sido viciados, garantiu que tratava-se de apenas um.

Refira-se que, no circulo eleitoral de Sofala, Dlhakama e o seu partido, Renamo, saíram vitoriosos, nas eleições realizadas, na passada quarta-feira (15), deixando atrás, os seus adversários, Nyusi e Simango.