O Observatório Eleitoral através do reverendo Dinis Matsolo, apela aos eleitores a calma e serenidade, após confrontações em algumas partes do país por suspeitas de fraude eleitoral, com o início do apuramento dos resultados das eleições gerais.
Segundo Dinis Matsolo, os relatos de violência e agitação que se caracterizaram na última 4ª feira (15) em alguns pontos do país, são preocupantes, neste sentido, a observação eleitoral, instituição em que faz parte, está a fazer esforços para investigar os casos.
Os observadores, apelam a todos os eleitores a terem calma neste momento, prometendo que tudo está sendo feito para investigar os casos.
Neste momento, está em processo, o apuramento dos dados das eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais moçambicanas que mobilizaram mais de dez milhões de eleitores. E por sua vez, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), garantiu que dentro de 48 horas, os resultados poderiam começar a ser divulgados.
Refira-se que, nas eleições realizadas esta quarta-feira (15), concorriam ao pleito três candidatos ao escrutínio presidencial, nomeadamente, Filipe Nyusi, Afonso Dlhakama e Daviz Simango.