Destaque Município de Maputo e UCCLA satisfeitos com nível de implementação do Projecto...

Município de Maputo e UCCLA satisfeitos com nível de implementação do Projecto LER

Com intuito de incutir o gosto pela leitura nas crianças, o Município de Maputo em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) criaram o Projecto LER.

Um mês após a sua implementação, os parceiros reuniram-se esta sexta-feira (17) com todas as partes envolvidas, nomeadamente professores, directores e bibliotecários, com o objectivo de fazer um balanço das actividades inseridas no projecto.

Para a Directora do Arquivo, Documentação e Biblioteca no Município de Maputo, Cristina Manguele, o balanço é positivo, pois as crianças já começaram a demonstrar interesse pela leitura e pelas diversas actividades desenvolvidas.

A dirigente foi categórica em afirmar que com um maior envolvimento dos professores, pais e encarregados de educação, o projecto irá continuar.

“A ideia é que os professores que tiveram a oportunidade de participar deste projecto passem a experiência aos outros profissionais da educação da sua escola com a finalidade de replicar esta iniciativa que se pretende que não tenha fim”, disse.

Por seu turno, a Gestora de projectos da UCCLA, Alda Moreira, explicou que a iniciativa irá continuar para o ano com a formação de mais professores, tendo acrescentado que a primeira fase foi gratificante, pois os alunos envolveram-se por completo.

Recomendado para si:  Governo cria Força-Tarefa para enfrentar a crise de financiamento no sector da saúde

O projecto, que surge no âmbito da descentralização do ensino primário e se insere nos esforços do Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) para a melhoria das competências de leitura e escrita, abrangiu 14 escolas dos sete distritos municipais de Maputo e teve como público-alvo mais de 1.900 alunos.

Foram realizadas várias actividades com maior enfoque para a promoção do livro e da leitura nas salas de aulas, bibliotecas e tele-centros municipais.