“A actividade pedagógica somente é pedagógica (passa a redundância) se ela mobiliza intensamente o desenvolvimento das capacidades cognitivas e a formação da personalidade global dos alunos”, afirma o professor doutor, Carlos Libâneo.

Segundo o pesquisador cientifico em pedagogia, Carlos Libâneo, falando numa palestra no campo teórico e investigação da educação e pesquisa pedagógica, promovida pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), afirma que a actividade pedagógica somente é pedagógica se ela mobiliza intensamente o desenvolvimento das capacidades cognitivas e a formação da personalidade global dos alunos.

No entender do professor, estas actividades pedagógicas, visam apropriar-se da excelência social e histórica da actividade humana. E nessa perspetiva, a fonte entende que, constitui um grande desafio para as universidades pedagógicas, a educação infantil.

“Toda a prática pedagógica tem como objetivo, de provocar uma mudança intencional, num individuo. Entretanto, para o pesquisador, a educação não ocorre apenas numa escola, mas sim, em todas as esferas sociais”, sublinhou a fonte.

Adiante, a fonte explicou dando como exemplo, os reclusos entre si, ensinam-se, trocando as suas experiências, e deste modo, cada abordagem que é feita, sempre fica uma aprendizagem.

E esta aprendizagem, pode se reconstruir em dois sentidos nomeadamente, positivo e negativo, originando consequências, nas práticas do processo educativo do ser humano, culminando com mudanças de ações ou intenções educativas, na esfera social.