Internacional Trabalhadores de “fast food”detidos nos EUA

Trabalhadores de “fast food”detidos nos EUA

Mais de 100 trabalhadores de cadeias de restaurantes de “fast food” foram detidos esta quinta-feira em várias cidades dos Estados Unidos. Foram presos durante as manifestações que ocorreram um pouco por todo o país para exigir um aumento salarial e a possibilidade de se sindicalizar.

 Só em Nova Iorque ocorreram 19 detenções na Times Square…na maioria dos casos por desobediência, uma vez que alguns manifestantes se sentaram na rua, interrompendo o trânsito junto a um restaurante da rede McDonald’s.

 As mobilizações e greves ocorreram em mais de 150 cidades dos Estados Unidos, entre elas Chicago e Detroit (norte), Miami (sudeste), Denver (oeste) e Los Angeles (oeste).

 A questão do aumento do salário mínimo está na ordem do dia, nos Estados Unidos da América. Na segunda-feira, 1 de Setembro, o presidente, Barack Obama, voltou a defender o aumento do salário mínimo nacional dos 7,25 dólares por hora, para 10,10 dólares, o equivalente a 7,68 euros.

 A discussão da medida tem encontrado obstáculos na Câmara dos Representantes, dominada pelos republicanos. O partido da oposição defende que isso pode levar ao aumento do preço dos produtos e, por consequência, ao aumento do desemprego. Obama espera inserir o tema na campanha para as eleições de meio mandato, em Novembro deste ano, altura em que os democratas podem reaver a maioria no Congresso.

Recomendado para si:  Israel começa retirada de tropas de áreas urbanas de Gaza