Destaque Negociadores ucranianos e separatistas assinam memorando de paz

Negociadores ucranianos e separatistas assinam memorando de paz

Negociadores ucranianos e separatistas pró-russos do leste da Ucrânia chegaram a um acordo na madrugada deste sábado (20), horário local, em torno de um cessar-fogo e da criação de uma zona desmilitarizada de 30 quilómetros, afirmaram os dois lados em Minsk (Bielorrússia).

A informação foi anunciada primeiro pelo representante das autoridades ucranianas, o ex-presidente Leonid Kuchma, ao término de sete horas de negociações concluídas na capital bielorrussa.

O memorando do acordo, em nove pontos, prevê o recuo das forças militares e da artilharia pesada, para uma zona a 15km da linha da frente. O entendimento prevê igualmente a retirada de todas as forças estrangeiras e mercenários no terreno e a continuação da troca de prisioneiros.

A vigilância da zona tampão, num momento em que as violações do cessar-fogo se multiplicam, deverá ficar a cargo dos observadores da OSCE.

Desde o início do mês que o chamado grupo de contacto tenta obter o acordo das duas partes, em conjunto com a Rússia e a União Europeia, sobre um plano de paz que ponha fim ao conflito que dura desde Abril.

Recomendado para si:  Hamas promete resposta imediata ao plano de Trump para Gaza

Kiev tinha já afirmado estar disposta a conceder mais autonomia às regiões pró-russas de Donetsk e Luhansk cujos líderes continuam a reclamar a independência.