Destaque Jornalistas debatem Lei do Direito à Informação

Jornalistas debatem Lei do Direito à Informação

O Debates na Redacção, espaço de reflexões que aborda assuntos que preocupam a classe jornalística, realizado pela Irex Moçambique, no âmbito do seu Programa para Fortalecimento da Mídia, reuniu na manhã desta terça-feira (30), jornalistas e profissionais da comunicação para discutir os benefícios práticos que a Lei do Direito à Informação trará para os jornalistas.

O debate teve como facilitadora a Coordenadora do Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC), Polly Gaster.

Na ocasião, Gaster referiu que a lei, ora aprovada na generalidade, é bem-vinda e pode-se constituir numa ferramenta muito importante no desempenho da actividade jornalística, e não só. “Esta Lei vai alavancar a actividade jornalística e dos cidadãos em geral, no concernente ao processo de recolha de informação, que até agora representa o calcanhar de Aquiles para os profissionais da área, sobretudo quando se fazem às instituições, públicas ou privadas, para reportar um facto”, disse.

A nossa interlocutora afirmou ainda a necessidade da implementação dos pressupostos trazidos pela Lei e que sem que tal suceda, nem os jornalistas e nem o público poderão tirar benefícios desta legislação. “Sobre esta lei, levanto quatro pontos: primeiro é que haja secção extraordinária para debater e aprová-la legalmente, o segundo é que a promoção da mesma esteja na agenda, o terceiro é que o conteúdo das informações siga a estrutura jornalística, e, o quarto e último é que a sua implementação seja proactiva”.

Gaster deixou ainda recomendações sobre a postura do jornalista com a aprovação desta lei. “Tomando em consideração que a lei tenha sido aprovada, promulgada e divulgada no Boletim da República. Na minha opinião, o papel do jornalista será o de testar a sua implementação e ser proactivo na procura de informação e na colocação dos seus pedidos de informação em Ministérios, municípios e direcções distritais”.