Internacional EUA confirma a morte do líder da milícia somalí Al Shabab

EUA confirma a morte do líder da milícia somalí Al Shabab

O Pentágono confirmou oficialmente nesta sexta-feira (05) a morte do líder do grupo radical islâmico somalí Al Shabab, Ahmed Godane, alvo de um ataque aéreo militar americano na segunda-feira (01).

“Confirmamos que Ahmed Godane, o co-fundador da Al Shabab, morreu”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em comunicado.

A Casa Branca prometeu que, apesar da morte do Ahmed Godane ser um grande passo na luta contra o terrorismo, os Estados Unidos da América continuará a fazer uso de todas as ferramentas ao seu alcance para continuar a combater a ameaça terrorista do Al Shabab e outros grupos da região.

Em comunicado, tanto o Departamento de Defesa como a Casa Branca consideraram a morte de Ahmed Abdi Al Mohammed, mais conhecido como Ahmed Godane, como uma “perda simbólica e operativa” para a milícia islamita somalí, o maior aliado da Al Qaeda em África.

Godane, que dirigia o Al Shabab desde 2007, era um dos oito terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, que chegou a oferecer cerca de sete milhões de dólares por qualquer pista que levaria a sua captura ou morte.

Sob o seu comando, o Al Shabab já reivendicou vários ataques terroristas, entre os quais o que aconteceu em Setembro do ano passado em Nairobi, Quénia, que fez mais de 70 mortos e 200 feridos.