O partido da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), confirmou na manhã desta terça-feira, que o presidente daquele partido, Afonso Dlhakama, desembarcará no Aeroporto de Mavalane, Maputo, nesta quinta-feira (04), para se encontrar com o presidente da Republica, Armando Guebuza.
Esta será marcada como a primeira aparição pública do líder da Renamo, Afonso Dlhakama, depois de se ter refugiado nas matas da Serra de Gorongosa, há cerca de um ano aproximadamente.
Esta situação foi provocada por conflitos políticos entre o partido da oposição e o Governo moçambicano, tendo durado num período de um ano e meio, mas graças ao diálogo as partes entraram em consenso.
E nesta sexta-feira, espera-se o encontro tanto aguardado por todos os moçambicanos e a comunidade internacional, entre Dlhakama e Guebuza, para chancelarem em definitivo, a declaração pública da cessação das hostilidades militares entre os dois braços.
“Agradecemos a mediação nacional e internacional, porque conseguiu trazer o entendimento entre as partes até então desavindas, o que culminou com o restabelecimento da paz no país”, referiu o porta-voz da perdiz, António Muchanga.
Igualmente, como fruto desse empenho, temos a honra e virtude de comunicar que o presidente Dlakama, chega a capital do país na quinta-feira (04), no aeroporto internacional de Maputo.
Referir que depois do encontro entre o presidente Armando Guebuza e Afonso Dlhakama, inicialmente marcado para esta sexta feira, (05), o partido poderá pronunciar se a cerca do seu programa da campanha eleitoral.