Internacional Rebeldes acusados de ataques a civis na Ucrânia

Rebeldes acusados de ataques a civis na Ucrânia

Os rebeldes foram acusados de ter atacado uma coluna de autocarros com civis numa estrada perto de luhansk.  A acusação foi feita pelo exército ucraniana que afirma que esses ataques tiveram como consequências inúmeras vítimas.

 Segundo o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança e Defesa os rebeldes protagonizaram tal acto com recurso mísseis Grad.

 “Não longe de Luhansk, na estrada entre Khryashchuvat e Novosvitlivka uma coluna de civis que tentavam escapar daquela zona foi atingida por vários mísseis Grad que foram entregues aos bandidos pela Federação Russa”, disse Andriy Lysenko acrescentando que muitas pessoas morreram, incluindo mulheres e crianças.

 Os separatistas desmentem por seu turno a acusação e atiram culpa às forças governamentais, a quem acusam de “bombardear a referida estrada com aviação e mísseis Grad diversas vezes”.

 Aliás as cidades de Luhansk e Donetsk, controladas pelos separatistas têm estado no centro dos objectivos militares do exército ucraniano.

No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, anunciou que já há acordo com Kiev para que a ajuda humanitária russa entre no leste da Ucrânia.

Recomendado para si:  Parlamento peruano aprova destituição da Presidente Dina Boluarte até eleições de 2026