Sociedade Educação IFAP lança novos quadros no mercado

IFAP lança novos quadros no mercado

O Instituto de Formação Profissional em adminstração Pública de Maputo (IFAP) lançou para o mercado do emprego, nesta sexta-feira (29), 119 técnicos médios em Administração pública e Autárquica.

Segundo o Abílio Fazenda, em representação do Governo da Província de Maputo,  este evento é relevante na medida que os graduandos do IFAP, serem funcionários e agentes do Estado, que vem desempenhando funções em diversos níveis e direcções da  província, facto que constitui uma mais valia para o sector da administração pública no país.

“Temos estado sempre presentes em todas graduações, porque a administração pública tem a ganhar com esses cursos”, declarou.

Fazenda afirmou que o Governo tem vindo a desenvolver várias acções, a definir políticas e estratégias com vista a tornar a administração pública mais profissionalizada, modernizada, actuante e voltada ao cidadão, e explica ainda que  neste âmbito em 2013 a província  atingiu um total de 17.629 funcionários e agentes do Estado, contra 17.000 de 2012, representando um aumento de 629 funcionários, o que corresponde a 9.8 porcento.

Fazenda elucidou ainda que dos 17.629 funcionários e agentes do Estado, 2.469 estão nas instituições provinciais e 15.160 nos distritos, sendo que os restantes 9000 são jovens, constituindo a maioria do total dos funcionários e agentes do Estado da província.

“Podemos afirmar com muita firmeza que a Função pública da nossa província é jovem, tendo em conta que 54.8 do total dos funcionarios e agentes do Estado correspondente a 9.528 são jovens”

 Por seu turno, a directora do IFAP, Joana Marques esclareceu que do universo de graduandos acima citados 83 são mulheres, o que mostra a inclusão da mulher na elevação do seu nível de saber ser e estar, fazer pensar e conviver.

“Que este numero sirva de exemplo para aqueles que por razões diversas não tenham ainda se beneficiado de qualquer programa de formação”, disse Joana Marques acrescentando que todos graduandos deveram com sua experiência assumir com coragem e determinação os desafios da mudança de atitude e de comportamento ao nível da função pública, como também procurar junto dos colegas a troca de experiência na esteira do saber fazer e criar um ambiete de trabalho que permita a melhoria da prestação de serviço aos cidadão.

Na ocasião, Fazenda apelou aos presentes para que exercam o seu direito como cidadãos no dia 15 de outubro.