O Banco Mundial (BM), e o Governo de Moçambique através do Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD), na manhã de hoje, assinaram dois acordos de financiamento no valor total de setenta e cinco milhões de dólares norte americanos, destinados para a melhoria dos sistemas de Gestão de finanças públicas.
A primeira operação do acordo cimentado pelas partes, está direccionada para o desenvolvimento de políticas para o sector financeiro e o segundo, ao programa de gestão de finanças públicas baseada em resultados.
No entanto, numa primeira fase, o BM vai desembolsar um crédito no valor de 50 milhões de dólares para investir-se na primeira operação para o desenvolvimento de políticas do sector financeiro e o segundo crédito de 25 milhões de dólares para programa de gestão de finanças públicas baseada em resultados.
De acordo com o Ministro de Plano e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, o donativo no valor de 50 milhões para o programa de gestão de finanças públicas orientado para resultados, irá apoiar a implementação e consolidação de actividades de reforma na gestão de finanças públicas nos sectores de educação e saúde, melhorando a prestação de serviços no âmbito da visão de gestão de finanças públicas 2011-2025.
A primeira operação de financiamento para primeira operação para o desenvolvimento de políticas do sector financeiro, no valor de 25 milhões de dólares irá focalizar as intervenções no suporte a materialização das prioridades da estratégia para o desenvolvimento do sector financeiro 2013-2022.
Por sua vez o Director do Banco Mundial em Moçambique, Mark Lundel, explicou que as melhorias na cadeia de disponibilidade de medicamentos e na gestão escolar resultarão em melhor prestação de serviços para as populações, especialmente para as mais desfavorecidas, que tendem a ser mais afectadas por ineficiência nesses sistemas.
A presente operação de financiamento ao orçamento do Estado para o suporte de desenvolvimento de políticas do sector financeiro, é a primeira das três operações sucessivas anuais, em igual valor, para os anos 2014 a 2016.