Sociedade Transportes Governo vai comprar mais máquinas de controlo de velocidade

Governo vai comprar mais máquinas de controlo de velocidade

O ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, anunciou durante o enceramento da trigésima segunda reunião do Conselho Coordenador do seu ministério, decorrida entre 4 e 7 de Junho, que  o Governo vai implementar várias medidas tendentes a diminuir o elevado índices de acidentes de viação que estão a ceifar vidas humanas nas estradas do país.

Entre as medidas, está o reforço do actual sistema de limitadores de velocidade para veículos de carga e passageiros de longo curso, o uso de novas tecnologias como câmaras, radares, tacógrafos, o estabelecimento de pontos de repouso ao longo dos grandes corredores e fichas de controlo do estado técnico do veículo nas empresas públicas e privadas de carga.

Outras recomendações da reunião

O encontro recomendou a necessidade de prosseguir com as acções de apoio às iniciativas do sector privado no reforço da capacidade de transporte de passageiros e de carga, para que este contribua mais na solução dos problemas de transporte, tanto nas zonas urbanas como rurais.

“Devemos continuar a encetar medidas concertadas entre os sectores Público e Privado para a construção e operação de terminais rodoviários de passageiros a nível das províncias”, disse Gabriel Muthisse, citado pelo Notícias.

O aumento da circulação de pessoas e bens ao longo das vias-férreas, segundo o titular da pasta dos Transportes e Comunicações, é um factor que catalisa o desenvolvimento e competitividade a nível nacional. Com o disse Muthisse, nos portos devem ocorrer acções contínuas de dragagem, especialmente na Beira e Quelimane e prosseguir com a implementação dos projectos de logística de Gás e Carvão mineral