Economia Governo revê política industrial

Governo revê política industrial

O Governo moçambicano e o sector privado lançaram ontem, em Maputo, o projecto de revisão e elaboração da Política e estratégia industrial.

O ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, disse na ocasião que a revisão  se deve às exigências do mercado e  à necessidade da criação de um mecanismo de fomento industrial, cuja inexistência se traduz no difícil acesso e alto custo de financiamento no País e na falta de definição de produtos ou cadeias de valor prioritários.

A revisão da Política e Estratégia Industrial é uma prioridade, pois irá adoptar medidas arrojadas e coordenadas ao nível do Governo para garantir a criação de emprego, fortalecimento da cadeia de valor e promoção de uma economia que assegure a substituição das importações. disse

Com este processo, segundo o ministro da Indústria e Comércio, pretende-se também que o sector industrial deixe de ser o dinamizador da actividade económica e passe a ser transformador da estrutura económica do País.

Importa referir que, em 2012, a indústria em Moçambique, ocupou a terceira posição depois da agricultura e dos transportes, com uma contribuição no Produto Interno Bruto de 11 por cento e empregando cerca de 6 por cento da mão-de-obra activa.

Entretanto, o presidente do pelouro da Indústria e Comércio e da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Mubarak Abdul Razak, afirmou que a descoberta e início de exploração de recursos minerais no País colocam desafios enormes para vários sectores que, segundo ele, são chamados a largar a sua base de produção para responder a uma eventual subida na procura de bens e serviços, incluindo produtos manufacturados.

Mubarak  Razak, disse ainda que em Moçambique, a indústria no geral ocupa a terceira posição depois da agricultura e transportes, com uma contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) de 11 por cento em 2012 e emprega cerca de 6 por cento da mão-de-obra activa.

“Para a CTA o projecto de revisão da política e estratégia industrial surge para fazer frente a este cenário e, talvez, revertê-lo e, também demonstra a preocupação e o compromisso do Governo sobre o desenvolvimento industrial, o sector que por sua natureza transforma as matérias-primas e gera produtos variados, acrescentando-lhes valor económico bem como assegurando a sua colocação nos mercados domésticos e de exportações, que são cada vez mais exigentes”, disse.

O processo de revisão da Política e Estratégia Industrial (PEI) irá incluir a identificação dos pilares fundamentais nos quais estará assente a acção do Governo e do sector privado durante a sua implementação.

A revisão surge da visão de que o aperfeiçoamento dos sistemas de produção por meio de tecnologias e processos que utilizem os recursos de maneira mais eficiente é o caminho em busca da competitividade empresarial em Moçambique.