Economia Suécia doa seis milhões para financiar Inquérito ao Orçamento Familiar

Suécia doa seis milhões para financiar Inquérito ao Orçamento Familiar

A Suécia doou ao Instituto Nacional de Estatística (INE) seis milhões de meticais para financiar um leque de actividades do instituto, das quais o Inquérito ao Orçamento Familiar (IOF).

A iniciativa segundo a embaixadora da Suécia, Ulla Andrén surge da necessidade de dotar os decisores de informações detalhadas sobre a realidade do país.

“Todos os decisores dependem do acesso à informação. A principal função do sistema nacional de estatística é de disponibilizar informação verídica e imparcial aos cidadãos e organizações, seja em questões demográficas, sociais, económicas ou ambientais”, defende a embaixadora.

Segundo Andrén “a existência e utilização de dados estatísticos precisos pode melhorar a implementação e o impacto da política de desenvolvimento de Moçambique.”
Uma das aéreas do programa que a Suécia propõem-se a apoiar é a o diálogo e formação sobre o uso de dados estatísticos. A contribuição sueca vai incidir nas despesas do período entre 2014-2016. O donativo será gerido pelo INE.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral