Economia Reabilitação da pista do aeroporto internacional de Maputo vai custar USD 70.5...

Reabilitação da pista do aeroporto internacional de Maputo vai custar USD 70.5 milhões

Os governos de Moçambique e da França assinaram ontem um acordo bilateral que viabiliza um empréstimo no valor de 44 milhões de dólares, como parte do montante necessário para financiar a reabilitação das áreas de manobras do aeroporto internacional de Maputo orçado no total em 70, 5 milhões de dólares americanos.

O acordo de crédito foi assinado, em Maputo, entre o ministro das Finanças, Manuel Chang e pela ministra francesa de Comércio Externo, Nicole Bricq.

Falando na cerimónia, Manuel Chang, disse que o sector dos transportes aéreo registou um crescimento assinalável nos últimos 10 anos, com um aumento considerável de número de passageiros o que obrigou o Governo a desenvolver acções para fazer face a nova realidade com destaque para a reabilitação, ampliação e modernização dos principais aeroportos do País.

Chang destacou ainda o facto de este financiamento permitir a modernização da infra-estrutura, e acredita que isso irá possibilitar o aumento do nível de segurança dos passageiros e o alinhamento do País em relação as recomendações da Organização Internacional da Aviação Civil.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado

Por seu turno, Nicole Bricq falou dos avanços que o País tem registado nos últimos tempos, tendo recomendado o redobramento dos esforços do Governo na luta contra a pobreza. Bricq, garantiu que a França irá continuar a apoiar Moçambique na área de infra-estruturas aeroportuárias e outras.

O valor remanescente, cerca de 26 milhões, para garantir a conclusão do projecto será co-financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), em 25 milhões e 1,5 milhões pelo Fundo Fiduciário para Infra-estruturas de África (ITF).