Economia Preço dos principais produtos alimentares vai subir

Preço dos principais produtos alimentares vai subir

O preço dos principais produtos alimentares, vai registar uma subida ao longo dos primeiros três meses do ano em curso, segundo a previsão do Banco de Moçambique (BM).

Tratam-se de produtos agrícolas como o tomate, repolho, cebola, cenoura, milho, entre outros produzidos localmente.

Esta situação, de acordo com o BM, fica a dever-se às intensas chuvas que tem vindo a registar-se em quase todo País, desde o início do ano. Em consequência, está a reduzir a oferta dos referidos produtos nos principais mercados dos grandes centros urbanos como Maputo, Matola, Beira, Nampula, dada a intransitabilidade das vias de acesso para o escoamento, a partir das zonas de produção.

Mesmo sem avançar as percentagens da referida subida o BM diz que, a intransitabilidade das vias resultante das persistente e intensas chuvas que tem vindo a cair em quase todo País, vai também encarecer os combustíveis não líquidos tais como lenha e carvão vegetal ao nível dos grandes centros urbanos durante o período em referência.

Esta situação ainda de acordo com o BM, será agravada também pelo aumento de preços de serviços de educação (material escolar, propinas e matriculas), associado ao início do ano lectivo tanto nas escolas públicas como privadas.

Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

No entanto, este cenário segundo o BM, poderá ser atenuado pela perspectiva de estabilidade da taxa de câmbio do metical face ao Rand, que poderá favorecer os preços de produtos maioritariamente importados do mercado sul-africano, podendo compensar os aumentos previstos nos preços alimentares, com destaque para carnes, frutas, vegetais, ovos e açúcar.