Três países já manifestaram o seu interesse em construir o pavilhão multiuso da Feira Internacional de Maputo (FACIM) localizado no distrito de Marracuene, concretamente no povoado de Ricatla. Trata-se da Espanha, China e Dubai, que já submeteram junto das autoridades moçambicanas o seu interesse em construir o referido empreendimento avaliado em mais de 450 milhões de dólares norte-americanos.
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), João Macaringue, que falava esta quinta-feira em Ricatla durante uma conferência convocada para anunciar o arranque das actividades de comemoração dos 50 anos da existência da FACIM.
Para além da Espanha, China e Dubai, de acordo com Macaringue, o Governo está também a negociar com várias instituições privadas nacionais que também já submeteram as suas propostas de interesse no sentido de participaram na construção do pavilhão multiuso.
Para além de passar a acolher anualmente a maior montra de produtos nacionais, a nova infra-estrutura, segundo o PCA do IPEX, servirá também para acolher grandes seminários e workshops, uma vez que possuirá salas de reuniões, e acolherá espectáculos, jogos de salão, feiras de turismo e agrícolas, entre outros eventos de grande envergadura.
“Neste momento estamos em negociações com o referido número de países para, primeiro, fazermos o fecho financeira, dado que o valor de 450 milhões de dólares não é definitivo, mas, sim, uma proposta. Em segundo lugar, depois de fazer o fecho financeiro passaremos às negociações de contratos” com a empresa apurada para o efeito”, disse João Macaringue.
“Portanto, trata-se de um projecto que está muito longe de ser concretizado, dada a sua complexidade tanto em termos financeiros como também em termos de execução, porque é uma infra-estrutura de grande envergadura”, sublinhou o PCA do IPEX.
Para além do próprio pavilhão, serão construídos nos arredores da FACIM outras infra-estruturas socioeconómicas – vias de acesso, condomínios, bancos, hospitais, escolas, entre outras.
FACIM completa em Julho próximo 50 anos da sua existência
A FACIM completa no dia 25 de Julho próximo, 50 anos da sua existência. Para o efeito, as autoridades organizadoras deste evento que acontece uma vez por ano estão a preparar a partir do próximo dia três de Fevereiro uma série de eventos culturais visando a comemoração deste feito cujas celebrações centrais terão lugar no decurso de 59 edição da FACIM 2014 que terá lugar de 25 a 31 de Agosto próximo.
Até lá, os organizadores da FACIM vão ainda promover uma série de seminários, exposições comerciais em diversos pontos do território nacional, visando promover a produção nacional a nível das regiões onde vão decorrer os referidos eventos.
No final, serão seleccionados os melhores expositores para participarem ou promover os seus produtos na 50.ͣ edição da FACIM 2014 em Marracuene.