Sociedade Criminalidade Ancião de 60 anos viola menor de nove anos

Ancião de 60 anos viola menor de nove anos

Um ancião de 60 anos de idade está a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) a nível do distrito de Manjacaze, na província de Gaza, acusado de violar sexualmente uma menor de nove anos.

Segundo o porta-voz da PRM em Gaza, Jeremias Langa, o caso deu-se no passado dia 01 de Janeiro na localidade de Nhafoco, mais concretamente no Posto Administrativo de Mazucane. Para conseguir os seus intentos, Manuel Onjo, o ancião agora nas mãos da Polícia, é acusado de ter aliciado a menor com um valor de 30 meticais para a compra de mecha de cabelo.

De acordo com a Polícia, em consequência da violação a criança contraiu ferimentos vaginais, tendo sido levada ao hospital local para tratamentos.
A Polícia diz que o ancião detido não tem nenhum grau de parentesco com a vítima, tendo-se aproveitado da ausência da avó com quem a menor vive.

Objectos pirotécnicos matam em Gaza

Ainda em Gaza, um adolescente de 14 anos de idade morreu na madrugada do dia 01 de Janeiro durante a transição para o ano novo na cidade de Chókwè, na sequência de uso incorrecto de artifício pirotécnico. O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Jeremias Langa, deu a conhecer ao Canalmoz que “Paulo Quefasse Combone, jovem de 14 anos, perdeu a vida por artifício pirotécnico”.

“Jovem que aparenta ter 14 anos perdeu a vida na cidade de Chókwè, por causa de manuseamento incorrecto de artifício pirotécnico. Ele introduziu o objecto numa garrafa e detonou, tendo provocado forte explosão ferindo-lhe gravemente no abdómen e, consequentemente, perdeu a vida no hospital”, avançou a nossa fonte.

Recomendado para si:  Escalada de ataques terroristas força deslocamento de famílias em Cabo Delgado e Nampula

Ainda na cidade de Chókwè, um jovem foi detido na mesma ocasião no sexto bairro daquele município, por ter alegadamente ter introduzido um objecto pirotécnico numa garrafa e atirando de seguida sobre uma multidão, tendo a explosão provocado ferimentos graves em duas pessoas e ligeiros a uma outra pessoa.
Carlitos Jacinto Macuácua, jovem de 30 anos, foi quem colocou um objecto pirotécnico dentro de um vasilhame e depois acendeu atirando contra uma multidão que se encontrava reunida a celebrar o ano novo, provocando, na sequência, ferimentos em três pessoas.

Apesar desses dois incidentes a Polícia da República de Moçambique em Gaza diz que a transição do ano foi calma e pacífica, por não ter se registado nenhum caso criminal nem de acidente de viação.

Acidentes de viação

Ainda no dia 01 de Janeiro, cerca das 06h30min uma viatura capotou depois de despistar na Estrada Nacional Número 453, na zona de Nwamakevele na Praia do Bilene. Como consequência, registou-se um morto, quatro feridos graves e danos materiais avultados. A Polícia aponta o excesso de velocidade como causa que provocou o acidente.