Os dias 24 e 25 de Dezembro foram de festa para muitos, mas de dor para outros. Nos Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo (HCM) deram entrada 52 pessoas envolvidas em acidentes de viação. Deste número, duas pessoas morreram.
No período homólogo de 2012 foram assistidos na mesma unidade hospitalar 37 pessoas vítimas de acidentes.
Segundo informação disponibilizada ontem pelo porta-voz dos Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo, Raul Cossa, ao restringir-se às vítimas de acidentes de viação, os Serviços de Urgência do HCM receberam 299 pessoas só no dia 25. Em 2012 foram 301 as pessoas que acorreram às Urgências do HCM no dia do Natal.
Redução de casos de agressão física
Se em 2012 deram entrada no HCM 34 pacientes vítimas de espancamento, este ano, 30 pacientes procuraram os Serviços de Urgência daquele hospital pelas mesmas razões.
Em termos de sangue, o porta-voz assegura que o HCM tem quantidade suficiente para a quadra festiva. Até ao dia 25, o hospital dispunha de 261 unidades de sangue, destas apenas 44 foram usadas. Para os próximos dias, particularmente para as festividades do Fim de Ano, o HCM tem no seu stock 217 unidades de sangue.