Os moradores dos bairros Singhatela e Patrice Lumumba acusam o presidente do Conselho Municipal da Matola, António Matlaba, de falta de seriedade. A edilidade colocou uma placa no mês de Agosto deste ano que dava conta da reabilitação da estrada que liga Singathela e Patrice Lumumba, num prazo de 90 dias, mas até hoje nada foi feita no terreno.
Entretanto, o presidente interino do Conselho Municipal da Matola, António Matlaba, mostrou-se surpreendido com a acusação e promete inteirar-se no terreno.
Segundo relatos dos moradores, o município prometeu reabilitar esta rodovia em três meses, o que não se observou até hoje. O Canalmoz esteve no local e viu a placa. Mostra, claramente, que obras deveriam ter arrancado em Agosto e terminar em Outubro.
No terreno, uma placa mostra que o dono da obra é o Conselho Municipal da Matola. O empreiteiro é a Concord Construções. O fiscal chama-se IdTO Paternes Consultoria. A obra está avaliada em 4.280.135,76 meticais financiados pelo município. A extensão, segundo a placa, é de 4 quilómetros. O espaço reservado ao número de licença está em branco.
O clamor dos moradores
Américo Homo, professor de carreira, disse que no dia em que colocaram a placa estava em casa e viu. Os prazos ainda estavam em dia, mas o tempo foi passando. Como residentes, não tiveram nenhuma informação, mas como a placa foi colocada num lugar público, tudo estava claro. Até hoje, nada se diz sobre as obras.
“A estrada pode dar continuidade a Dâmaso, Singathela, Nkobe até Khongoloti. Quando chove tudo isto fica alagado. Nunca tivemos encontro com o chefe do quarteirão e secretário do bairro ”, disse.
Acrescentou que naquela via, passam camiões. Havia muito entulho ali despejado mas alguns moradores foram tirando a pedra.
Por seu turno, Carlota Matusse, uma anciã que viu o bairro a nascer na década 70, conta que quando colocaram a placa, dizia-se que era para a reabilitação desta estrada que vai até Dlavela.
Um automobilista que não quis se identificar disse que o pouco conhecimento que tem, uma estrada não se faz com entulho. O entulho é lixo.
“Colocaram placa e vieram deixar entulho. A partir do momento que temos entulho aqui na placa, e olhando para os prazos expirados, mostra falta de seriedade”, disse.
Matlaba mostrou-se surpreendido
Segundo ilustra a placa, dos cofres do Conselho Municipal da Matola podem ter voado mais de 4 milhões de meticais para a reabilitação de quatro quilómetros da estrada.
Mas, estranhamente, o presidente interino do Conselho Municipal da Matola, António Matlaba, mostrou-se surpreendido com o assunto e prometeu inteirar-se no terreno.
“Obrigado pela denúncia ou alerta. Vou inteirar-me do que aconteceu no terreno. A vossa questão recebi com satisfação ”, disse Matlaba ao Canalmoz.