A institucionalização do poder local em Moçambique está a contribuir de forma positiva para uma maior participação dos cidadãos na governação municipal e busca de metodologias para a solução de problemas do dia-a-dia dos cidadãos.
O sentimento foi manifestado segunda-feira última pelo governador de Gaza, Raimundo Diomba, durante as cerimónias que marcaram a passagem do quinquagésimo aniversário da cidade de Xai-Xai.
Segundo aquele governante, as grandes realizações levadas a cabo pela administração de Rita Muianga no mandato que dentro em breve termina foram igualmente possíveis graças à participação activa dos munícipes, da edilidade, do Governo, parceiros e amigos da urbe.
“Quem conheceu a cidade de Xai -Xai em 1975 pode testemunhar aos mais jovens que esta cidade sofreu transformações profundas, traduzidas num progresso crescente quer em matéria de expansão da urbe como da melhoria das condições de vida dos seus habitantes”, disse Diomba.
Graças a esse empenho, ainda de acordo com Diomba, o matagal que dominava a maior parte da região foi substituído por casas de construção convencional, enquanto a energia eléctrica foi estendida a todos os bairros, o mesmo acontecendo em relação ao abastecimento de água potável.
Por seu turno, Rita Muianga aproveitou a oportunidade para endereçar a sua palavra de gratidão pelo apoio que recebeu de vários quadrantes para a execução do seu plano de desenvolvimento enquanto edil do município de Xai-Xai.
Graças ao contributo dos munícipes, segundo Rita Muianga, a urbe, constitui exemplo de local seguro e aprazível para viver e trabalhar, razão pela qual nos últimos anos tem sido destino privilegiado dos investidores nacionais e estrangeiros, que de forma paulatina estão a contribuir para que a urbe seja detentora de um comércio forte, moderno e competitivo.
De acordo com Rita Muianga, pese embora se tenha instalado entre os munícipes uma grande euforia pela presença de inúmeras unidades comerciais de reconhecida qualidade, designadamente supermercados, lojas de venda de mobiliário e electrodomésticos, entre outros estabelecimentos na zona baixa da cidade, urge que se tomem medidas visando a expansão dessas e de outras actividades para a parte alta da urbe.
De referir que o dia foi marcado por manifestações de carácter político, cultural e desportivo.
Desfiles de amostra de equipamentos adquiridos ao longo do mandato de Rita Muianga, desde máquinas pesadas usadas para a construção e manutenção de estradas, meios para recolha de resíduos sólidos, tractores actualmente em serviço na cintura verde da urbe, foram exibidos, perante uma moldura humana que se fez presente no acto, não obstante as constantes ameaças de queda de chuva que se foram fazendo sentir desde as primeiras horas do dia.














