Destaque Detidos cinco funcionários públicos em Pemba

Detidos cinco funcionários públicos em Pemba

Informações em nosso poder indicam que os ora detidos terão lesado o Estado em cerca de 35 milhões de meticais.

Cinco funcionários públicos, dos quais três da Direcção Provincial do Plano e Finanças, um gestor da saúde afecto ao distrito de Montepuez e um chefe da secretaria distrital do mesmo distrito foram detidos, última quinta-feira, a mando da Procuradoria Provincial, acusados de desvio de fundos para benefício próprio.

Informações em nosso poder indicam que os ora detidos terão lesado o Estado em cerca de 35 milhões de meticais, valor que foi subtraído dos cofres em ocasiões diferentes. No processo de saque do dinheiro do Estado, os três funcionários da Direcção de Plano e Finanças serviram de facilitadores dos gestores distritais de Montepuez para roubarem os valores, dando conformidade às requisições de salários de funcionários fantasmas, entre outras falcatruas.

Além dos cinco detidos em conexão com o caso, há indicações segundo as quais, nos próximos dias, mais funcionários poderão ser chamados para se juntarem aos ora detidos, por estes, supostamente, estarem a revelar um rol de envolvidos no mesmo rombo financeiro.

Recomendado para si:  Ex-guerrilheiros da RENAMO criticam liderança de Ossufo Momade

Enquanto isso, o porta-voz da Procuradoria Provincial, Nazimo Mussá, contactado pela nossa fonte, embora sem precisar o número exacto dos detidos, confirmou a detenção, mas pediu tempo para se pronunciar com propriedade acerca do assunto, alegando que todos os reclusos envolvidos no “caso Finanças” ainda não tinham sido ouvidos pelo juiz da causa. “Vamos esperar, até quarta-feira penso que já terão sido ouvidos”.

Este é uma caso que certamente vai fazer correr muita tinta pelo menos na capital provincial de Cabo Delgado.