A emprea de telefonia móvel Vodacom está a implementar um plano de expansão de cobertura da rede, com um total de 325 antenas novas a serem instaladas até ao final do ano.
Esta informação foi divulgada ontem, em Maputo, durante uma conferência de Imprensa destinada a anunciar a celebração dos 10 anos da presença da Vodacom em Moçambique.
Intervindo na ocasião, o presidente do conselho executivo da Vodacom, Jerry Mobbs, realçou o facto de o crescimento da empresa no mercado moçambicano ter sido acompanhado de um investimento progressivo, principalmente a nível tecnológico e infra-estruturas, bem como em capital humano, com criação de milhares de empregos directa e indirectamente.
Para fundamentar o seu posicionamento, a fonte sustentou que a presença da empresa em Moçambique alavancou o crescimento de vários negócios locais e empreendedorismo, desde a venda de recargas a empresas de publicidade e media. Por outro lado, a operadora esteve, segundo ele, sempre empenhada na contratação, formação e desenvolvimento de quadros locais, os quais ocupam posições-chave na empresa e são “cada vez mais o motor fundamental para o crescimento da mesma”.
“O presente ano, em particular, vai ser um marco para o país pois, para além do ambicioso plano de expansão de cobertura da rede, lançamos o M-Pesa, que já está a mudar vidas e a tornar muito mais fácil lidar com o dinheiro no dia-a-dia”, disse Jerr Mobbs.
Para celebrar os 10 anos, a Vodacom tem agendado várias actividades, que incluem música jazz com os artistas Moreira Chonguiça e Jonathan Butler; a Grande Pedalada Vodacom, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade de Quelimane; o patrocínio à 49.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM/2013), onde aquela empresa irá patrocinar o respectivo espectáculo de encerramento com o conceituado músico sul-africano Hugh Masekela, para além de uma caravana que irá promover festas, concursos e ofertas a todos os distritos do país onde a instituição está presente.