Sociedade Segurança Reclusos alemães enviam donativo para seus pares na BO em Maputo

Reclusos alemães enviam donativo para seus pares na BO em Maputo

Reclusos da Cadeia de Máxima Segurança de Maputo, vulgo Brigada Operativa (BO), receberam esta semana um donativo dos seus pares da Cadeia de Wurburg da Alemanha.

Trata-se dum donativo constituído por 300 quilogramas de arroz, igual quantidade de feijão e de açúcar, além de outros artigos como sabão, escova de dentes, pasta dentífrica, entre outros bens de uso pessoal.

O donativo era acompanhado por uma carta trazida por Doris Schaefer, uma activista da Comunidade Sant Égidio, uma organização cristã baseada em Roma, e que também trabalha em Moçambique.

A carta de solidariedade trazida pela activista da Comunidade Sant’Egidio refere que “a nossa oferta não vos torna mais ricos nem vos dá a liberdade. Mas, pelo menos através deste sinal de solidariedade, tentamos tornar mais leve o vosso sofrimento”.

“Apesar de nós vivermos num país mais rico, as nossas posses financeiras na cadeia são muito pequenas. Mas diferentemente de vocês, a cada mês recebemos uma pequena quantia para podermos comprar algo. Muitos de nós renunciamos uma parte dessa quantia para enviá-la a vocês”, lê-se na carta, citada pelo comunicado de imprensa da Comunidade Sant’Egidio.

Como activista da Comunidade Sant’Egidio, Doris Schaefer trabalha na Cadeia de Wurburg, onde terá revelado que vira, numa ocasião, na BO. O comunicado diz que os reclusos alemães “ficaram muito impressionados com a descrição que lhes foi feita”.