Sociedade EUMAM MOZ reforça capacidades das FADM com formação de 800 militares

EUMAM MOZ reforça capacidades das FADM com formação de 800 militares

A Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM MOZ) formou aproximadamente 800 soldados moçambicanos ao longo de 2025. A informação foi divulgada numa nota publicada na edição do diário independente “O País”.

Durante este ano, foram realizados 36 programas de formação, abordando diversas áreas, incluindo Comando e Controlo, Logística, Formação de Formadores para as Forças de Reação Rápida, Manutenção e Transporte, Liderança, Pedagogia Militar, Cooperação Civil-Militar, Comunicações Estratégicas e Assessoria Institucional para o Quarteirão General do Estado-Maior.

A nota acrescenta que, em 2025, foram lançados programas essenciais para garantir a sustentabilidade logística dos recursos disponibilizados no âmbito do Fundo Europeu para a Paz (EPF).

A EUMAM MOZ é um programa não executivo cujo objectivo é auxiliar as Forças Armadas de Moçambique (FADM) no desenvolvimento de capacidades que lhes permitam implementar e sustentar o ciclo de emprego operacional das Forças de Reação Rápida. Esta iniciativa contribui para a estabilidade e desenvolvimento do projecto em Cabo Delgado, tendo em vista os direitos humanos e o direito internacional humanitário.

Recomendado para si:  Cinco garimpeiros morrem em desabamento de mina na Zambézia

A missão é comandada pelo comodoro da marinha portuguesa, César Pires Correia, e conta com a participação de 83 soldados de 12 nacionalidades. O seu mandato está previsto para decorrer até Junho de 2026.

Destaques da semana