Sociedade Criminalidade Polícia mata dois assaltantes em Maputo

Polícia mata dois assaltantes em Maputo

A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo alvejou mortalmente e em situações diferentes dois indivíduos que após envolverem-se em assalto trocaram tiros com a Polícia. Segundo dados fornecidos pelo comando-geral da PRM no habitual briefing semanal com a Imprensa, o primeiro caso deu-se quando dois indivíduos tentaram assaltar uma viatura de marca Honda Fit a um cidadão nacional identificado apenas por Assumane. O assalto foi abortado pela Polícia e na perseguição houve troca de tiros e um dos assaltantes acabou sendo alvejado mortalmente. O seu companheiro contraiu ferimentos.

Em caso similar, um outro assaltante perdeu a vida em troca de tiros com a Polícia, quando o seu grupo encontrava-se em fuga após assaltar um estabelecimento comercial no bairro de Mikadjuine, cidade de Maputo, e de lá retirado 70.000.00Mt.

Na troca de tiros com a Polícia, para além do meliante morto um outro ficou gravemente ferido e capturado pela Polícia. A Polícia recuperou na operação uma arma de fogo do tipo “Makarov”.
Segundo dados do comando-geral da Polícia referentes ao balanço semanal de 17 a 23 de Agosto corrente, os meliantes dos dois grupos estavam munidos de armas de fogo.

Líder comunitário rouba 18 cabeças de gado bovino

No mesmo período, no distrito de Magude, foi detido um cidadão que responde pelo nome de Augusto, 48 anos de idade, líder comunitário de Mucatine-Gaza, e Samuel, de 42 anos de idade, indiciados no crime de furto de 18 cabeças de gado bovino, das quais 16 vivas e duas já carcaça, na localidade de Matsatsane, distrito de Magude. “Os meliantes faziam-se transportar numa viatura de marca Toyota Dina, com chapa de inscrição XJC 927 GP”.

Já na província de Tete, um cidadão identificado apenas por Marcelino, 27 anos de idade, vigilante da empresa de segurança privada “AGECOSE”, está a contas com a Polícia, indiciado no crime de furto de 204 telemóveis, 5.200 recargas da Movitel, uma caixa de operação de câmaras e um computador na empresa MOVITEL.

Na semana em análise, a Polícia deteve em todo o país 120 indivíduos no cometimento de vários actos criminais, dos quais 79 contra a propriedade, 37 contra pessoas e quatro contra a ordem e tranquilidade públicas.

Detidos 1.292 violadores de fronteiras, sendo 761 moçambicanos, maioritariamente que atravessaram a fronteira com a República da África do Sul e Malawi, 301 malawianos, 158 zimbabweanos, 57 tanzanianos e 15 zambianos. Foram detidos igualmente oito imigrantes ilegais, sendo cinco congoleses, dois somalis e um etíope.

Acidente causa 36 mortes em uma semana

Trinta e seis (36) pessoas morreram, 20 contraíram ferimentos graves e 30 ligeiros, na sequência de 48 acidentes de viação ocorridos na semana de 17 a 23 de Agosto corrente a nível do País. O excesso de velocidade continua a ser a principal causa considerado como sendo a que mais provoca mortes em acidentes de viação, tendo registado 21 casos.