Os Governos de Moçambique e do Vietnam manifestaram esta sexta-feira o seu interesse em fortificar os laços de cooperação nas áreas de agricultura, aquacultura e da ciência e tecnologia.
O interesse foi revelado, à imprensa, pela directora moçambicana da Asia e Oceânica no Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Gustava.
Falando momentos depois de um encontro entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, e o seu homólogo vietnamita, Pham Binh Minh, Gustava acrescentou que os dois países decidiram fortificar também as suas relações nos sectores da saúde, cultura e desporto.
“As conversações oficiais, realizadas numa atmosfera franca e aberta constituíram uma ocasião para a troca de informações sobre o actual estágio de desenvolvimento político, económico dos respectivos países e discutiram outros assuntos de natureza regional e internacional de interesse mútuo”, afirmou a fonte.
Durante as conversações, segundo ela, as duas partes passaram em revista as relações de cooperação e constataram um crescimento significativo, consubstanciado na consolidação das tradicionais relações de amizade e solidariedade.
Por seu turno, o director interino vietnamita da direcção africana no Ministério dos Negócios Estrangeiros em África, Nguyen Hai Bang, disse que que o seu governo está também interessado em incrementar a cooperação com Moçambique.
“Os dois ministros mantiveram conversas e trocaram opiniões entre eles”, disse o director.
No âmbito da vista do ministro vietnamita a Moçambique, Pham Binh Minh e o edil da cidade de Maputo, David Simango, descerraram a placa da Avenida Ho Chi Min, na capital moçambicana.
Ho Chi Min foi Presidente do Vietnam de 1946 a 1947. O primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, decidiu dar o nome Ho Chi Min àquela avenida em 1977.