Economia Moçambique com inflação negativa pelo terceiro mês

Moçambique com inflação negativa pelo terceiro mês

Moçambique registou em Julho uma inflação negativa de 0,23 por cento, segundo indica o Índice de Preços no Consumidor (IPC) do último mês, calculado com base em dados recolhidos nas cidades de Maputo (sul), Beira (centro) e Nampula (norte).

Esse nível de inflação representa uma manutenção da tendência de redução de preços pelo terceiro mês consecutivo, considerando a inflação negativa de 0,38 por cento em Junho e de 0,42 por cento no mês anterior.

Segundo indica o IPC do Instituto Nacional de Estatísticos (INE), a inflação negativa do mês de Julho deve-se, essencialmente, ao comportamento dos preços da divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas, cuja contribuição total para a inflação mensal foi de 0,31 pontos percentuais negativos.

“Ao nível do produto, há que destacar a diminuição dos preços do tomate (6,5 por cento), coco (4,4 por cento), feijão manteiga (2,4 por cento), farinha de mandioca (4 por cento), couve (6 por cento) e alface (3,6 por cento) cuja contribuição no total da inflação mensal foi de aproximadamente 0,32 pontos percentuais negativos”, disse a chefe do Departamento de Preços e Conjuntura no INE, Perpétua Michangulo.

Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

Com tendência contrária, também tiveram maior influência para a inflação produtos como transportes semicolectivos urbanos de passageiros (que sofreram um agravamento em Nampula), o frango vivo e o carvão, que contribuíram com 1,10 pontos percentuais positivos.

Apesar da redução de preços ocorrer pelo terceiro mês consecutivo, a inflação acumulada de Janeiro a Julho registou uma subida na ordem de 2,02 por cento, sendo a maior responsável dessa tendência a divisão de bebidas não alcoólicas.

Por outro lado, a inflação homóloga, em relação a igual período de 2012, registou um aumento na ordem de 4,58 por cento.

A tendência de inflação negativa no mês de Julho também se verificou ao nível de cada uma das três cidades onde foram recolhidos os dados. Com efeito, a cidade de Maputo registou uma inflação negativa de 0,34 por cento, enquanto Beira e Nampula registaram 0,31 por cento e 0,04 por cento, respectivamente.

Contudo, apesar da inflação ser negativa ao longo dos últimos três meses, há sinais de subida. Enquanto em Maio situou-se nos 0,42 por cento negativos, nos meses seguintes esta subiu para 0,38 e 0,23 negativos.

RM