Economia Agricultura Banco Mundial injecta quatro milhões de dólares no Vale Zambeze

Banco Mundial injecta quatro milhões de dólares no Vale Zambeze

O gestor do Projecto de Desenvolvimento de Pequenos Produtores Orientados para o Mercado, José Caravela, que revelou o facto há dias à nossa Reportagem na vila-sede distrital de Morrumbala, na Zambézia, disse que os produtores receberam meios, nomeadamente, insumos agrícolas, valores monetários e treinamento, cujo objectivo é transformar o pequeno produtor em médio ou grande produtor.

Falando à nossa Reportagem por ocasião da realização de uma feira de agro-negócios que atraiu para a vila sede distrital de Morrumbala 20 empresas provedoras de insumos agrícolas, José Caravela afirmou igualmente que os produtores foram capacitados em matéria de gestão de pequenos negócios.

O Projecto de Desenvolvimento de Pequenos Produtores Orientados para o Mercado, segundo aquele gestor, está a ser implementado pelo governo moçambicano através do Ministério da Administração Estatal em parceria com o Banco Mundial na região do Vale do Zambeze, nomeadamente, Mopeia e Morrumbala (Zambézia) Chemba e Marínguè (Sofala) e Mutarara (Tete).

A maior parte dos produtores recebeu juntas de boi, atrelados e cabeças de gado bovino para trabalhos agrícolas e transporte de pessoas e bens. Os associados, à luz do projecto, estão a desenvolver projectos como indústrias moageiras, criação de frangos, pesca artesanal sem prejuízo do meio ambiente, entre outros incentivos.

A feira de agro-negócios que fez convergir para sede de Morrumbala, provedores de serviços agrários, produtores e outros intervenientes na produção agrícola e visou facilitar aos produtores a aquisição de semente de qualidade, insecticidas e instrumentos de produção, tais como enxadas, machados e catanas.

Tratou-se de segunda edição bastante concorrida pelos produtores e mutuários integrados no projecto de micro-crédito através da Smallholter, uma instituição creditícia que trabalha com os produtores no Vale do Zambeze.

Ao realizar-se aquela feira de agro-negócios, segundo José Caravela, a ideia era trazer os fornecedores de insumos agrícolas até aos camponeses de forma a incentivá-los a usarem as sementes de qualidade e criar uma oportunidade para os produtores trocaram experiências e conhecerem novas técnicas agrícolas. Explicou que como o grande objectivo é transformar os produtores em grandes produtores foram apresentadas tecnologias de baixo custo em termos de maquinaria.

Entretanto, a nossa Reportagem conversou com alguns participantes a feira de agro-negócios de Morrumbala. João Mugemba, agricultor, disse que iniciativas do género são importantes para os camponeses, visto que os expositores trazem as sementes de qualidades que serão usadas nas próximas campanhas, para além de demonstração feitas com os novos equipamentos que possam ser usadas para o aumento da produção e da produtividade.

João Mugemba revelou ao nosso Jornal que naquela feira conseguiu comprar uma motobomba, sendo que na próxima campanha agrícola poderá alargar mais a área de produção e aumentar a produtividade. Neste momento, Mugemba trabalha numa área de quatro hectares, onde produz hortícolas, milho e gergelim.

Os expositores mostraram-se satisfeitos com o nível de venda e a oportunidade que tiveram de firmar acordos com os produtores. A AgroFocus, por exemplo, esgotou os insumos que trazia para vender durante a exposição, por isso viu-se obrigada a celebrar compromissos destinados a levar os instrumentos para as zonas onde residem os produtores agrícolas.

Os produtores bem como os expositores manifestaram a vontade da feira voltar a acontecer dentro de poucos dias.