Economia Agricultura Reassentadas famílias abrangidas pela “circular”

Reassentadas famílias abrangidas pela “circular”

A maioria das famílias estava instalada em casas de construção precária, havendo também casos daquelas que ocupavam a terra para a prática de agricultura.

Com efeito, o Conselho Municipal da Matola e a Empresa Maputo Sul, encarregue da obra, finalizaram recentemente o processo de compensação de árvores e culturas.

O presidente interino do município da Matola, António Matlhava, explicou que a actividade de reassentamento ainda decorre, havendo já resultados práticos nos bairros abrangidos.

Na Matola, a maioria das famílias fixadas no traçado da estrada N1 – N4 muda apenas de casa, permanecendo no mesmo bairro.

No entanto, Matlhava reconheceu que o processo de transferência de famílias não tem sido fácil, exigindo sempre acções prévias de sensibilização.

No bairro Muhalaze, por exemplo, um grupo de famílias nativas vandalizou recentemente parte do trabalho topográfico realizado, facto que obrigou a intervenção das autoridades municipais.

“Gradualmente, as comunidades abrangidas estão a ganhar a consciência da necessidade e importância deste projecto para o seu próprio desenvolvimento. Estamos encorajados com os resultados obtidos no terreno”, disse Matlhava.

Recomendado para si:  CTA sequestro de empresário português e alerta para insegurança no país

Revelou que já foram reassentadas 209 famílias, de um total de 353 consideradas prioritárias. No âmbito da construção da Estrada Circular Maputo – Matola, foram exumadas 208 campas durante o primeiro semestre deste ano.

Matlhava disse que foram alistadas 250 campas, pelo que o trabalho está a decorrer a um “bom ritmo”.

“O Conselho Municipal está a garantir os serviços de exumação no traçado da estrada N1 – N4 e ainda disponibiliza as respectivas campas”, explicou.

Indicou que foi igualmente concluído o processo de comunicação às famílias dos valores por receber referentes a compensações de benfeitorias, num processo articulado com os beneficiários e a Empresa Maputo Sul.

A “circular” Maputo-Matola atravessa cinco bairros do município da Matola, nomeadamente Intaka, Muhalaze, Mwamatibjana, Nkobe e Matola-Gare.

Noticias