A informação foi apresentada semana passada ao governador de Gaza, Raimundo Diomba, que esteve em governação aberta nos distritos de Chicualacuala e Mabalane, que refere por outro lado ser uma realidade o impacto do Fundo de Desenvolvimento Distrital, (FDD) estar a contribuir para o melhoramento da renda familiar e criação de novas oportunidades de emprego.
Contudo, como foi referido na mensagem lida em nome da comunidade durante um encontro popular que o governador de Gaza manteve com a população de Mapai, há que se acelerar a criação de condições para um maior acesso à água potável, de forma a se permitir que os camponeses possam ter total disponibilidade de focalizarem as suas atenções em tarefas como a agricultura e criação de gado bovino e caprino de que a região é potencialmente produtora.
De acordo com uma mensagem lida na altura, para se dar resposta à tendência progressiva da economia na região, que inclui ainda a exploração florestal, faunística e comercial torna-se urgente a instalação de uma instituição bancária, numa altura em que decorrem esforços para a extensão da rede de energia eléctrica para o posto de Mapai.
PRODUÇÃO GLOBAL ATINGE NÍVEIS SATISFATÓRIOS
Enquanto isso, a informação prestada ao governador de Gaza pelas autoridades distritais de Chicualacuala indica que a produção global local situou-se em mais de sete mil contos em 2012, uma cifra que superou a prestação em igual período do ano anterior em pouco mais de dois mil contos.
Segundo referiu na ocasião, Terezinha Chemane, administradora do distrito, no primeiro semestre do ano em curso Chicualacuala realizou mais de quatro mil contos uma receita equivalente a uma subida de 11 porcento, comparativamente a igual período do ano transacto.
O distrito, conforme foi referido na ocasião, produziu na campanha agrícola 2012/2013, mais de 32 mil toneladas de produtos diversos, com destaque para o milho, ameixoeira e mapira, uma quantidade que superou a safra anterior em mais de 53 por cento.
Por outro lado, no quadro das iniciativas de redução da pobreza o distrito recebeu ao longo dos últimos sete anos mais de 52 mil contos, através do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), tendo para o efeito sido financiados mais de 1.000 projectos, que geraram um total de 1.754 postos de trabalho, maioritariamente nas áreas de agricultura, pecuária e comércio.
Sabe-se ainda que ao longo do presente ano, pelo menos 104 projectos foram financiados, numa altura em que as autoridades continuam a envidar esforços no sentido de persuadir e consciencializar os mutuários a honrarem com as suas obrigações, procedendo com regularidade ao reembolso dos valores disponibilizados pelo FDD.
Para uma maior operacionalização desse objectivo, o Governo de Chicualacuala criou para o efeito uma comissão de monitoria e avaliação.
Na ocasião, a chefe do Executivo de Chicualacuala, anunciou estarem em curso diligências junto da Empresa Electricidade de Moçambique com vista à electrificação rural do Alto Limpopo, com vista a imprimir-se uma maior dinâmica no desenvolvimento socioeconómico da região.
Por outro lado, Chemane anunciou estarem a prosseguir a bom ritmo contactos multiformes tendo em vista o restabelecimento da actividade bancária na sede do distrito de Chicualacuala, a Vila Eduardo Mondlane, e sua implantação pela primeira vez em Mapai, considerada como sendo a capital económica daquele distrito nortenho de Gaza.
Aquela governante disse ainda ao governador Raimundo Diomba que contactos estavam a ser feitos aos mais diversos níveis, com o intuito de se restabelecer o sistema de abastecimento de água à sede do distrito a partir do rio Nwenedze, a pouco mais de 30 quilómetros da Vila Eduardo Mondlane, uma infra-estrutura que foi destruída pelos bombardeamentos do então regime rodesiano de Ian Smith, há pouco mais de três décadas.
Refira-se que Diomba, depois de trabalhar em Chicualacuala, esteve com igual objectivo em Mabalane, tendo como principal objectivo a avaliação do grau de cumprimento do programa quinquenal do Governo.
Noticias














