De acordo com dados publicados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento do Índice geral do Volume de Negócios no mês de Abril resultou do aumento registado em quase todos sectores de actividades económicas. Exceptuando o sector do turismo que apresenta uma diminuição em 0,5 porcento, os restantes sectores registaram aumentos consideráveis dos índices do volume de negócios, nomeadamente: Indústria com 0,1 porcento, Energia com 0,1 porcento, Comércio com 0,3 porcento, Transportes com 0,8 porcento e Outros Serviços com 5,8 porcento, comparativamente ao mês de Março 2013.
No que se refere a variação do Índice do Emprego, a diminuição verificada no índice total na ordem de 1,2 porcento, continua a ser resultado da estabilidade verificada em quase todos sectores. Os índices dos sectores da indústria com 5,2 porcento negativos e do comércio com 0,8 porcento negativos, foram os únicos que neste mês registaram comportamento negativo relativamente ao mês anterior. O sector dos Outros serviços não registou alguma variação. Os sectores dos transportes e do turismo são os únicos que registaram aumento em 0,2 porcento, cada, em relação ao mês anterior.
Em relação às remunerações, comparativamente ao mês de Março, o mês de Abril apresenta um aumento, pouco significativo, de 0,4 porcento. Este aumento é resultado de várias oscilações verificadas em diferentes sectores. Enquanto os sectores da indústria com 1,3 porcento e do turismo com 3,8 porcento são únicos que registaram índices positivos, os restantes sectores apresentaram índices negativos, sendo 1,9 porcento para o Comércio, 0,5 porcento para Outros Serviços e 1,6 porcento para os Transportes. Comparando com o mês de Abril de 2012, os índices globais de Abril de 2013 registaram um aumento de 7,5 porcento para o Volume de Negócios, 12,8 porcento para o índice de Emprego e 3,2 porcento para as Remunerações.
A publicação Índices das Actividades Económicas tem por objectivo reportar o quadro geral da evolução no curto prazo de indicadores homogéneos do sector real da economia sob a forma de números e índices estruturados segundo a Classificação das Actividades Económicas de Moçambique.
Noticias