Internacional ElBaradei nomeado primeiro-ministro do Egipto

ElBaradei nomeado primeiro-ministro do Egipto

Mohamed ElBaradei foi nomeado primeiro-ministro do Egipto, três dias depois do golpe militar que depôs o Presidente Mohamed Morsi. O dirigente da oposição secular vai chefiar um governo tecnocrático até à realização de novas eleições.

A informação foi confirmada pelo Tamarod, o movimento na origem dos protestos que lavaram o Exército a afastar o dirigente da Irmandade Muçulmana, e por fontes próximas de Adly Mahmud Mansour, o Presidente interino nomeado pelos militares, com quem ElBaradei se reuniu durante a tarde. Um responsável do Conselho Supremo das Forças Armadas, citado pela AFP, adianta que a cerimónia de tomada de posse está prevista para o final do dia.

Antigo director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), cargo que lhe valeu em 2005 o Nobel da Paz, ElBaradei foi indicado pela oposição como seu interlocutor junto do Exército e representante no processo de transição – foi um dos dirigentes que falaram ao país na quarta-feira à noite, depois do chefe de o chefe do Estado-maior, o general Abdel Fatah al-Sisi, ter anunciado a deposição de Morsi como consequência dos protestos que desde domingo exigiam o seu afastamento.

Recomendado para si:  Sean ‘Diddy’ Combs pede perdão presidencial a Donald Trump após condenação

O plano de transição acordado entre os militares e a oposição previa, além do afastamento de Morsi (e a sua substituição pelo presidente do Supremo Tribunal), a suspensão da Constituição e a criação de um governo apolítico até à realização de novas eleições presidenciais e legislativas, ainda sem data marcada.

RM