Politica Chefe da edilidade de Vilankulo faz limpeza no hospital rural

Chefe da edilidade de Vilankulo faz limpeza no hospital rural

Na sequência da greve observada pelos profissionais da Saúde, o Presidente do Conselho Municipal de Vilankulo, Suleimane Amuge, conhecido pela sua simplicidade e despido de qualquer complexo de superioridade, decidiu no último sábado, pegar na sua máquina de cortar relva e fazer limpeza no pátio do hospital rural local, a maior unidade sanitária e de referência na região norte da província de Inhambane.

Quis o chefe da edilidade de Vilankulo com aquele gesto, demonstrar amor pelo belo, pois, conforme referiu, tratar a relva do hospital, é maior exemplo de educação sanitária apregoada pelas estruturas de Saúde junto das comunidades para evitar a eclosão de doenças.

Suleimane Amuge que tem conhecimento da crítica situação porque passam os pacientes no seu município, como consequência da paralisação laboral do pessoal médico bem como de outros profissionais da Saúde afectos naquela unidade hospitalar, mas entendeu que um trabalho voluntário daquela natureza no pátio do hospital, poderia despertar atenção dos funcionários do hospital e da Saúde, em geral, para educarem com exemplo e não apenas pelas palavras.

Recomendado para si:  UCM destaca diálogo político inclusivo como pilar para a paz e o progresso de Moçambique

Suleimane Amuge, depois de duas horas de trabalho, manejando pessoalmente o equipamento que levou da sua residência, disse ter contribuindo com actividade concreta na prevenção de doenças no município de Vilankulo.

Reconheceu, no entanto, ser o funcionário número um na vila de Vilankulo, razão pela qual, mais do que simples apelos à limpeza e saneamento de meio, quis mostrar que se previne a doença com trabalho concreto e não apenas com discursos.

Jornal Notícias