Economia Agricultura Cabo Delgado – Massifica-se uso da tracção animal

Cabo Delgado – Massifica-se uso da tracção animal

Desde 2005, de acordo com a fonte, a técnica de tracção animal para a produção agrícola é implementada com muita incidência nos distritos de Balama, Chiúre, Montepuez, Namuno Mecúfi, Ancuabe, Mocímboa da Praia e Macomia, cujo objectivo do sector que dirige é aumentar as áreas de produção. Neste momento, segundo acrescentou, os resultados são encorajadores, apesar de alguns constrangimentos do programa.

De acordo com aquele responsável, desde o início da implementação do programa, foram treinadas 678 juntas e operam, actualmente, 264 em toda a província. Acrescentou que foram alocados a 747 beneficiários, entre produtores particulares, associações, escolas e quartéis nos distritos de Balama, Metuge, Chiúre, Montepuez, Namuno, Mecúfi, Ancuabe, Mocímboa da Praia e Macomia, regiões consideradas potenciais produtores agrícolas.

Afirmou que só o distrito de Mocímboa da Praia, na safra em curso, com o uso da tracção animal, lavrou 18 dos 140 hectares. Por outro lado, Mariano Jone fez saber que há constrangimentos no meio de todo o sucesso, tendo dito que há produtores que alegam que os solos são pedregosos e duros, o que dificulta o seu amanho com charruas, sobretudo na época seca.

Recomendado para si:  Moçambique dá luz verde à concessão para construção da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Sobre este ponto, o director provincial fez saber que alguns produtores beneficiários de juntas de animais utilizam apenas os animais para o transporte de produtos, o que considerou uma subutilização dos mesmos, tendo em conta que a sua principal actividade é a lavoura.

Outro constrangimento apresentado pelo director provincial da Agricultura tem a ver com incidência da mosca e consequentemente das tripanossomas, tendo explicado que a massificação da tracção animal nos distritos considerados potenciais produtores serviu de exemplo e ensinamento para o maneio e trato de bovinos e adesão de outros produtores para o aumento das suas áreas de cultivo.

De acordo com o director provincial, como forma de promover a prática de tracção animal a direcção provincial de Agricultura iniciou com programas de treinamento de animais e formação de produtores nos distritos com grande potencial de produção agrícola. Aquele sector, segundo Jone, tem a missão de liderar o processo de concepção do programa, financiar integralmente a actividade e coordenar, através de seus parceiros, celebrar contratos, prestar assistência técnica, monitorar e avaliar a implementação da actividade.

Noticias