Economia JINDAL exporta primeiro carvão mineral de Tete

JINDAL exporta primeiro carvão mineral de Tete

Com o início deste processo, conforme acrescentou o director-geral daquela mineradora indiana, Manoj Gupta, a meta traçada este ano pela JINDAL Africa é de alcançar uma exportação na ordem de um milhão de toneladas de carvão térmico e de coque.

Conforme está previsto, tal embarcação vai fazer um percurso para chegar a Índia depois de aproximadamente 15 dias, sendo que o segundo carregamento poderá eventualmente ocorrer até ao próximo mês de Junho.

JINDAL exporta primeiro carvão mineral de Tete

Para já esta operadora conta ainda no Porto da Beira com um stock de 463.400 toneladas de carvão cujo processo de escoamento das minas foi efectuado por via terrestre envolvendo uma média diária de entre 15 e 20 camiões, numa distância de cerca de 600 km.

Pelo facto de aquele tipo de escoamento se apresentar deveras oneroso e altamente arriscado em termos de segurança, a JINDAL Africa projecta mesmo utilizar a via ferroviária entre Junho e Julho próximos com a previsão da chegada, nessa altura, de cinco locomotivas e 100 vagões adquiridos na Índia.

Recomendado para si:  Banco de Moçambique sanciona bancos comerciais por incumprimento das normas antibranqueamento

Com a entrada desta companhia na exploração mineira em Moçambique, concretamente na bacia sedimentar do Zambeze, passam a ser três as operadoras envolvidas nesta actividade, nomeadamente a multinacional brasileira Vale e a Rio Tinto.

Jornal Noticias