O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Tete afirmou terça-feira que cerca de quinhentas empresas locais lhe devem 20 milhões de meticais referente a descontos mensais dos trabalhadores.
Segundo o delegado do INSS em Tete, Ossumane Abdula, a situação é preocupante, visto que o sector tem efectuado mensalmente campanhas de sensibilização junto às entidades empregadores sobre as vantagens da canalização dos descontos dos trabalhadores para o INSS.
Mesmo com a sensibilização, alguns empregadores persistem em descontar os valores e não os canalizarem para aquela entidade, pondo em causa o futuro dos trabalhadores em caso de doença, invalidez ou velhice, criticou.
Ossumane Abdula referiu que neste momento o INSS criou uma comissão que está a trabalhar com as empresas, de modo a pagarem o valor em dívida.
O delegado referiu que também foram efectuados oito acordos com empresas para a amortização pacífica da dívida que resultaram na cobrança de cerca de 15 mil euros.
Para as empresas que não se pronunciam quanto à canalização dos descontos dos trabalhadores, Ossumane referiu que o sector vai optar por uma cobrança coerciva usando vias judiciais.
“Já tentámos mostrar aos empregadores que existem formas e acordos a que podemos chegar para a amortização da dívida e mesmo assim eles continuam a não canalizar os descontos dos seus trabalhadores. Face a esta situação já iniciámos um levantamento das empresas em causa e vamos remeter os processos ao tribunal”, avançou.
O INSS em Tete regista mil novecentos e um contribuintes e mais de quarenta e um mil beneficiários de diversas pensões.
RM