Sociedade Saúde Um em cada três moçambicanos sofre de hipertensão arterial

Um em cada três moçambicanos sofre de hipertensão arterial

Em Moçambique, pelo menos um em cada três adultos um sofre de hipertensão arterial, devido à falta de exercício físico, de dieta alimentar saudável e/ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas. A informação foi tornada pública pelo director nacional de saúde pública, no âmbito da realização de uma feira de saúde.

Segundo Mouzinho Saíde, a doença está a causar mortes no País e já começou a preocupar as autoridades moçambicanas, tendo em conta que no mundo o número de mortes por ano já se estima em pouco mais de 17 milhões.

Um em cada três moçambicanos sofre de hipertensão arterial

Em relação a Moçambique, não foram avançados números no que à taxa de mortalidade, por esta doença, diz respeito. Mas fica o alerta para a necessidade das comunidades começarem a controlar a sua própria saúde, sendo que uma das medidas adequadas para evitar o mal é a prática de exercícios físicos e o controle da alimentação que cada um consome.

Para Mouzinho Saíde, «a hipertensão é um problema de saúde pública evitável», aconselhando também a população a informar-se sobre a doença e a controlar através de análises médias.

Apelou às pessoas para realizarem «actividades físicas de forma regular», assim como «reduzir o nível de sal na dieta alimentar, porque o sal é um dos elementos que contribui bastante para o aumento de problemas de hipertensão nos adultos». Uma dieta rica de «frutas e legumes» também foi vivamente aconselhada.