A Inspecção-Geral do Trabalho ordenou o reinício das actividades industriais da Fábrica FIZZ, pertencente à Empresa Mopane Internacional, no Posto Administrativo da Machava, Província de Maputo.
As actividades da fábrica estavam suspensas na sequência do acidente de trabalho que causou a morte imediata da trabalhadora Iolanda Marcela Mendes, atingida na cabeça e no pé por projécteis resultantes da explosão da máquina de produção de garrafas, bem como no ferimento de um outro trabalhador, de nome Alexandre Evaristo Filipe.
O levantamento acontece após um trabalho multissectorial intenso de inspecção, levado a cabo pelas Inspecções do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente e das Actividades Económicas, que concluíram que a fábrica corrigiu o grosso das irregularidades detectadas e está em condições de voltar a laborar, sem perigar a saúde e a vida dos trabalhadores.
Na ocasião, a Inspecção-Geral do Trabalho tinha recomendado ao empregador no sentido de suportar os encargos resultantes do funeral da trabalhadora sinistrada, de acordo com o número 5 do artigo 228 da Lei do Trabalho, bem como o desencadeamento da responsabilidade jurídica para os familiares da vítima, de acordo com o Regime Jurídico de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais em vigor no país.
As inspecções continuarão a monitorar as actividades da fábrica, até que se tenha a certeza de que o seu funcionamento não representa um perigo, não apenas em relação aos trabalhadores, como também das populações circunvizinhas.