Foi numa deslocação que Aires Ali fizera a Cabo Delgado, propositadamente, para lançar a primeira pedra do Instituto de Formação de Professores de Montepuez, inaugurado sábado passado pelo Presidente da República, Armando Guebuza. Naquela mesma data, o ministro fizera o mesmo, para a construção da actual Escola Secundária de Chiúre.
Para o caso de Montepuez a ideia de cidadela está a desenvolver-se a cada dia que passa. Para além da escola técnica que já lá existia, veio construir-se a Escola Secundária 15 de Outubro, a seguir dois complexos que vieram corporizar o instituto que estava a ser inaugurado, assim como as instalações da Universidade Pedagógica.
Dados obtidos durante o acto da inauguração do Instituto de Formação de Professores, revelam que o projecto teve o suporte financeiro da Agência Dinamarquesa para o Desenvolvimento Internacional (DANIDA), num valor de 147.790.417, 07 meticais.
As infra-estruturas do instituto compreendem um bloco constituído por gabinetes do sector pedagógico e administrativo, onde ainda se podem encontrar algumas salas de aula, de informática, biblioteca e um laboratório.
O outro bloco consta do refeitório, com capacidade para 25 mesas e 100 cadeiras, a cozinha, armazéns, sanitários e 12 dormitórios de duas camaratas e o terceiro bloco é de cinco residências geminadas que albergam 10 formadores e uma do director.
A conclusão e entrega parcial das infra-estruturas que corporizam o Instituto de Formação de Professores de Montepuez, aconteceu em 2011, tendo a seguir e como forma de manter a sua conservação, se decidido que iniciasse a funcionar, contexto que levou a que começasse um curso com 113 formandos.
Com esta formação inicial nas novas instalações, o instituto graduou no fim de 2012, 111 professores, cujo aproveitamento se situou nos 98.2 por cento e neste ano conta com 239 futuros professores.