O Procurador-Chefe Provincial, Sérgio dos Reis, disse há dias ao nosso Jornal que os crimes de violação, homicídio, roubo com recurso a armas de fogo e de arremesso, são os que ocorrem com mais frequência nos bairros residenciais da cidade de Tete e da Vila de Moatize.
“Registamos com preocupação, a prevalência do elevado índice da criminalidade violenta, com destaque para a violação, o homicídio e o roubo com recursos a armas de fogo” – apontou o Procurador-Chefe Provincial de Tete.
Como forma de desencorajar a prática destes actos por parte dos cidadãos desonestos, o Ministério Público, em coordenação com outros órgãos da área judicial, estão a envidar esforços na perseguição e responsabilização criminal dos autores destes crimes.
Ultimamente, segundo a nossa fonte, a província de Tete está a registar a entrada de um significativo número de imigrantes, alguns dos quais ilegais à procura de melhores condições de vida. Acredita-se que são estes últimos, alguns dos quais com conduta duvidosa, que contribuem para o recrudescimento da onda de criminalidade na região.
“Cada um destes imigrantes traz consigo seus hábitos e temos que nos preparar melhor para agirmos em conformidade com a lei em vigor no país” – assinalou a fonte.
O Procurador-Chefe Provincial, acrescentou que a simples imigração ilegal é sancionada com medidas administrativas que vão desde a aplicação de multas à expulsão.