Economia Agricultura Nos próximos três anos: Investimentos próximos dos 10 biliões de dólares

Nos próximos três anos: Investimentos próximos dos 10 biliões de dólares

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Segundo Godinho Alves, director-adjunto do Centro de Promoção de Investimento (CPI), neste momento, Moçambique é apetecível ao investimento estrangeiro, apresentando oportunidades em diversas áreas económicas como desenvolvimento da rede de infra-estruturas, agricultura, recursos minerais e sector imobiliário.

Godinho Alves, que falava no decurso do IX Conselho Coordenador do Ministério da Planificação e Desenvolvimento, ontem terminado, em Nacala, explicou que presentemente, Moçambique é destino privilegiado do investimento estrangeiro face ao cenário de crise que afecta o mundo, sobretudo a Zona Euro.

Para Godinho Alves, há uma grande apetência pelo país, fundamentalmente devido às suas características naturais, por um lado e, por outro, pelo esforço do Governo para a melhoria do ambiente de negócios.
Uma das razões que contribuem para que Moçambique não esteja muito exposto à crise internacional é a diversificação das suas fontes de investimento, quer em termos de países e continentes, quer no que diz respeito a sectores de actividade para onde o dinheiro é destinado.

Nos próximos três anos: Investimentos próximos dos 10 biliões de dólares

Com efeito, para além da Europa, Moçambique recebe investimento estrangeiro dos países da região, à exemplo da África do Sul, da China, do Brasil ou e Emirados Árabes Unidos, país, que em 2012 foi o maior investidor, com um projecto denominado corredor logístico integrado do Norte, orçado em 800 milhões de dólares.

“A tendência actual de investimento tem sido positiva e o nosso país apresenta várias oportunidades nos diversos sectores de actividade económica. Isso nos faz acreditar que o volume de investimento nos próximos três anos vai ser bastante acentuado”, disse Godinho Alves, num briefing com os jornalistas que cobrem o conselho coordenador.

Em 2012, as estatísticas cumulativas do CPI, Gabinete de Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA) e do Ministério dos Recursos Minerais, apontam para a aprovação de 384 projectos de investimento, o correspondente a cinco biliões de dólares e um potencial para a criação de 32 mil empregos.

Ainda de acordo com Godinho Alves, de 2007 a esta parte Moçambique aprovou 1450 projectos avaliados em 24 biliões de dólares, representando oportunidades de emprego na ordem de 160 mil.
“Temos feito alguma monitoria dos projectos e existe a indicação de que 60 por cento dos investimentos estão em implementação”, referiu.