Desporto Moçambola 2013 – Zimpeto em ebulição com Maxaquene-Costa do Sol

Moçambola 2013 – Zimpeto em ebulição com Maxaquene-Costa do Sol

À semelhança do que tem acontecido na abertura do Moçambola, nas épocas passadas, adivinha-se um ambiente espectacular e de festa no Estádio Nacional do Zimpeto. Dentro de campo Maxaquene e Costa do Sol espera-se que façam jus ao estatuto de favoritos a arrecadar o “canecão” mais cobiçado do futebol nacional. Despiques anteriores entre “tricolores” e “canarinhos” têm sido ricos em qualidade pelo que o embate de amanhã é aguardado com enorme expectativa.

Esta época, as duas colectividades já mediram forças com os comandados de Diamantino Miranda a superiorizarem-se aos de Arnaldo Salvado, por 2-0, na Taça de Honra. O certo é que neste momento, quando passa sensivelmente um mês, a equipa “tricolor” apresenta-se melhor entrosada e em condições de iniciar da melhor maneira a defesa do título, ante um conjunto “canarinho” que vem exibindo um futebol de grande quilate. Sublinhe-se que o Costa do Sol não ganha ao Maxaquene para o campeonato há cerca de três anos.

Para atacar o título, ambas as colectividades reforçaram-se com jogadores experientes, com destaque para Maurício, Micas e Isac (Maxaquene); Dário Khan, Tony e Mayunda (Costa do Sol).

À mesma hora que estiver a decorrer o “clássico”, em Vilankulo, a equipa da casa defronta o Ferroviário de Nampula, noutra partida que marca a abertura do Moçambola.

Moçambola 2013 - Zimpeto em ebulição com Maxaquene-Costa do Sol

No domingo realiza-se a maior parte dos jogos, com destaque para a deslocação do Ferroviário de Maputo ao campo do Desportivo de Tete para jogar com o Chingale e a recepção da Liga Muçulmana ao Têxtil do Púnguè. Os “locomotivas” iniciam a corrida ao título num terreno sempre muito difícil, sobretudo devido ao ruidoso público tetense, enquanto a Liga pode se dar por sortuda na medida em que apresenta-se no seu campo e frente a um oponente de menor dimensão. Mas todo o cuidado é pouco se se atender que na época passada a equipa “muçulmana”, também na estreia, não foi além do empate, a três golos, com o já despromovido Ferroviário de Pemba.

Na Beira prevê-se um cenário fervoroso quando a bola começar a rolar no “derby’ daquela cidade: Estrela Vermelha e Ferroviário. Os “locomotivas”, que cometeram a proeza de ocupar o segundo lugar na temporada passada, colocam a fasquia mais alta, mas para tal devem começar por superar os estreantes na prova, uma tarefa que se antevê árdua.

O Matchedje quer assinalar o regresso ao convívio dos grandes com uma vitória sobre a HCB.

No único jogo, cujo início está previsto para as 15.00 horas, o Desportivo de Nacala recebe o Chibuto FC. Os nacalenses, tal como Estrela Vermelha da Beira e Matchedje, ascenderam ao Moçambola esta época e estão dispostos a fazer vida negra ao Chibuto, que para além de superar as adversidades dentro de campo terá que suportar as vaias dos fanáticos apoiantes da equipa da casa.